Os benefícios da chia

semente-de-cia

Oláaaaaaaa ❤

No post dessa quinta-feira linda de sol e céu aberto, falarei um pouco sobre os benefícios da chia. Vocês conhecem? Não? Então vem saber mais sobre essa sementinha, vem!

Bom, eu tenho colesterol alto, me alimento muito mal e tudo mais, por isso, minha endocrinologista (para quem não sabe, tenho hipotireoidismo e devido a isso me trato com uma endocrino), me indicou, além de outros alimentos e coisinhas saudáveis… A chia.

Agora vamos para a parte que dá título a esse post, os seus benefícios:

1- Ajuda a emagrecer: BORA COMER CHIA PARA O RESTO DA VIDA? HAHAHA. Isso se dá, pela sensação de saciedade que a semente propicia. Suas fibras absorvem água, que em contato com os sucos gástricos, se transformam em um gel, que aumentam a dilatação do estômago, acarretando em um menor consumo de comida.

2- Previne e controla o diabetes: Devido o fato de conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2.

3- Previne doenças cardiovasculares: Pode evitar infarto, derrame e hipertensão graças ao seu ômega 3, pois este reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias. Além disso, o ômega 3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos.

4- Regula o colesterol: Como já disse, estou utilizando a mesma justamente por esse motivo. As gorduras que compõem a chia têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Também, baixam os triglicérides e os lipídios.

5- Efeito desintoxicante: Os antioxidantes de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

6- Fonte de cálcio: Por possuir bastante cálcio na sua composição, a chia é uma boa alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, por exemplo.

7- Protege o cérebro: Este alimento favorece as ligações cognitivas no cérebro.

8- Pele e cabelos mais bonitos: Em sua fórmula apresenta vitamina A, que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. Ainda possui vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.

9- Efeito anticelulite: MOÇO, TRÁS MAIS CHIA! HAHAHA. Também se deve ao fato de conter ômega 3, que diminui a inflamação, o que seria bom para diminuir ou evitar a celulite, que é um processo inflamatório do organismo.

10- Fortalece a imunidade: Por comportar minerais como o selênio e zinco, a chia reforça as defesas, afastando gripes, resfriados e infecções. Ainda, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, é essencial para a manter a integridade e saúde das células.

11- Boa fonte de ferro:  Este é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo e é bem absorvido pela chia.

Enfim, são muitas coisas boas para uma semente só, não é mesmo? Qualquer dúvida, sempre tratar com um médico ou um especialista, ok?

Fonte: Minha Vida – Chia: a semente que emagrece e reduz gordura

Então é isso… E aí, gostaram? Espero que sim! ❤

Beijinhos, sigam o Twitter, curtam a página no Facebook e até a próxima!

Estela ★

Anúncios

53 comentários sobre “Os benefícios da chia

  1. Estela, a chia é excelente! 1 colher de sopa por dia faz milagres! Mas tem que tomar muita água,ela forma um gel no estomago, então tem que hidratar mtoooo! Mas só tem benefícios, eu uso já há um bom tempo, costumo colocar na fruta, ou no iogurte, fica ótimo! Beijão! Mari

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade, Mariiii! Surgiu uma notícia super louca por aí esses dias, mas o louco do rapaz que ingeriu fez tudo errado! Comeu ela seca e depois tomou um copo de água em cima, céus!!! HAHAHA Sempre acompanhada de um alimento, né?! Beijinhosss ❤ ❤ ❤

      Curtir

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s